Atendimento imediato
Ligue sem custo do
celular aqui
0800 600 6724

Grupo Rainbow logo

Site Oficial do Grupo Rainbow Brasil


Dicas de Saúde

Você sabia que a alergia pode estar relacionada à umidade?




Quem mora em regiões úmidas já deve ter percebido a influência da umidade no ar em vários aspectos da vida, especialmente na saúde. A alta umidade em determinados períodos do ano pode aumentar ainda mais o aparecimento de substâncias conhecidas como alérgenas, que podem ser desde os ácaros existentes na poeira doméstica, até mesmo fungos, mofo, pólen, e outros.

 

A umidade do ar caracteriza-se como a quantidade de vapor d'água contido na atmosfera em relação à quantidade máxima que poderia suportar nessa mesma temperatura. Ou seja, a umidade é o elemento atmosférico que exerce influência sobre as temperaturas, as chuvas, a sensação térmica e a saúde.

 

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o nível de umidade ideal para organismo humano é entre 40% e 70%. Acima desses valores, o ar fica saturado de vapor d'água, o que influencia no controle da temperatura do corpo, na transpiração e na respiração, especialmente de quem já sofre de algum problema nas vias respiratórias, tais como asma, rinite, sinusite e outros.

 

Confira 3 aspectos da umidade que afetam diretamente a vida de quem sofre de alergias.


 

1. O ar úmido torna a respiração mais pesada

 

Quando a umidade está mais alta, o ar é torna-se mais “pesado” e difícil de respirar. Dessa forma, a temperatura do corpo pode subir, gerando um esforço extra e provocando até mesmo o suor e a desidratação. Para dar um alívio ao corpo, é importante passar um tempo ao ar livre no período da manhã ou à noite, quando os níveis de calor e umidade tendem a ser menores.

 

2. Cuidado com as temperaturas extremas.

Como a umidade é geralmente mais alta no verão, o calor extremo pode agravar as vias respiratórias, assim como no frio. Nessas épocas, as mudanças súbitas de temperatura são muito comuns e podem afetar os pulmões. Por exemplo, ao sair de uma sala seca e fria com ar condicionado para um exterior quente e úmido, a mudança no ar e na temperatura pode ser um grande choque para o organismo.

 

3. A umidade pode piorar a qualidade do ar.

A umidade pode aumentar os níveis de mofo, ácaros e ozônio no nível do solo.

O ozônio, um gás poluente atmosférico comum, irrita as vias aéreas e pode dificultar a respiração profunda. Os níveis desse gás podem aumentar junto com a umidade, provocando sintomas de asma e outras doenças. Já o mofo e os ácaros se proliferam no clima úmido com ainda mais facilidade, especialmente em locais nos quais a umidade é maior que 50%. O uso do ar condicionado ou um desumidificador podem ajudar a equilibrar a umidade dos ambientes.


 

Como controlar a exposição à umidade?

 

Você nem sempre pode controlar sua exposição à umidade, mas há muitas opções de tratamento para ajudar a controlar os sintomas de alergia que a umidade pode causar.

Limpar a poeira, certamente, está entre uma das principais. Quem utiliza a vassoura para essa etapa precisa entender que ao mesmo tempo em que a poeira está sendo varrida, acaba retornando para o ambiente, tornando a limpeza ineficaz e perigosa para quem sofre de rinite.

O mesmo acontece com os aspiradores de pós comuns. Por conta do sistema de filtragem, seja no próprio recipiente ou nos chamados “sacos,”  a poeira aspirada também acaba retornando ao ambiente.

Alguns também utilizam água para filtrar odores e partículas de pó do ar, que após absorvidos são recolhidos no filtro d’água, retendo a sujeira e fazendo com que ela não volte ao ambiente. Porém, a eficiência da retenção da sujeira aspirada não é garantida em todos os aparelhos.


 

Conheça a solução completa para limpeza de ambientes

 

Recomendado por médicos e especialistas como uma das soluções mais eficientes para o tratamento de alergias, o Aspirador Rainbow é a mais recente evolução na história de um Sistema de Purificação e Higienização. Utilizando o poder da água, o Sistema Rainbow se mostra mais limpo e eficiente, criando uma enorme diferença na limpeza do seu ambiente e agregando mais qualidade de vida ao seu dia a dia.

 

Além do sistema de filtragem à base de água, o Rainbow possui também o exclusivo filtro neutralizador HEPA (High Efficiency Particulate Air), um filtro desenvolvido pela NASA capaz de reter 100% de eventuais partículas que não ficam retidas na água, como ácaros, fungos, bactérias e vírus (maiores que 0,3 mícrons).

 

Agende sua demonstração gratuita


Quer saber mais sobre Rainbow e como ter um ambiente propício e livre das alergias respiratórias? Solicite uma demonstração gratuita e exclusiva no conforto da sua casa! Clique aqui para solicitar e garantir mais qualidade de vida a sua família.



APLICATIVO RAINBOW CLICK

Agora você pode solicitar Garantia, Assistência, Treinamento e muito mais! Acesse as lojas Google Play, Apple Store ou Windows Store e baixe o Rainbow Click!

Aplicativo Rainbow Click
Rainbow Click play store
Rainbow Click app store

ASSISTÊNCIA TÉCNICA

Entre em contato com a nossa asistência técnica. Os nossos profissionais são treinados na Rexair LLC EUA – fabricante do Rainbow. Utilizamos somente peças originais Rainbow, para que seu produto não perca a garantia.