Atendimento imediato
Ligue sem custo do
celular aqui
0800 600 6724

Grupo Rainbow logo

Site Oficial do Grupo Rainbow Brasil


Dicas de Limpeza

Saiba como identificar e prevenir a presença do cupim




Durante os meses mais quentes do ano, muitas pessoas passam a conviver com a aparição de algumas pragas silenciosas, como o cupim. Além do incômodo, estes insetos podem comprometer e inutilizar grandes estruturas de madeira. O aspirador Rainbow, além de ser eficaz contra ácaros e outros elementos alérgenos, também pode ajudar – e muito – a eliminar e prevenir a incidência destes insetos.

O calor é o clima perfeito para algumas espécies iniciarem a revoada – momento em que os cupins reprodutores partem em busca de parceiros e de um local ideal para iniciar uma nova colônia. Por este motivo é tão comum observar os vestígios destes insetos entre os meses de novembro até março.

O horário preferido para a revoada desses bichinhos fica entre o fim da tarde e o início da noite, porque são atraídos por fontes de luz artificial. É comum em dias quentes e úmidos que as casas se encham de cupins, assim que o sol se põe. O Rainbow conta com acessórios que podem ajudar a espantar este inseto. O RainMate, por exemplo, é um aromatizador que pode ser ligado durante o período de infestação. A essência mais indicada a ser usada é a de laranja, muito eficaz contra esses bichinhos.

Cupins e a sua "sociedade organizada" 

De ordem Isoptera, os cupins são insetos sociais, que vivem em colônias, onde cada espécie tem um papel fundamental nesta sociedade. Por exemplo, o grupo de cupins sem asas são estéreis, já os reprodutores apresentam asas. Cada grupo realiza uma função específica dentro da colônia, como reprodução, defesa – chamados de soldados –, e operários – que ficam encarregados da alimentação –, construção e reparo dos ninhos e jardins de fungos, cuidado das larvas e da casta reprodutiva.

Os locais escolhidos pelos cupins para iniciar a sua nova “casa” são os mais variados, como móveis, papeis, livros ou até partes da estrutura de casas ou prédios, podendo resultar na completa inutilização destes espaços. Atualmente, são conhecidas cerca de 2.800 espécies de cupins no mundo e cerca de 320 no Brasil. Apesar da maioria ser considerada benéfica ao meio ambiente, pelo menos 5% das espécies são consideradas pragas nas áreas urbanas.

Como identificar a infestação do cupim

Um dos principais jeitos de identificar a presença do cupim no ambiente é verificar seus vestígios. Além da asa, pequenos montinhos granulados espalhados perto dos móveis. Algumas pessoas acreditam ser um tipo de pó de madeira, mas o material nada mais é do que as fezes que os insetos liberam após a alimentação.

Estes insetos também constroem túneis do diâmetro de um lápis, por exemplo, por baixo de alicerces, pelas paredes, pilares de apoio e vigas de piso. Essa é uma maneira de providenciarem um caminho seguro do ninho até a fonte de alimento. Outro fator são as rachaduras na superfície de móveis de madeira e nos pisos. O cupim costuma comer a madeira no sentido das fibras e deixam terra dentro do imóvel. As superfícies ainda podem apresentar ondulações ou áreas afundadas, causadas pela escavação dos insetos.

Soluções caseiras que podem ajudar

Algumas soluções caseiras, combinadas com o uso do sistema Rainbow, também podem ajudar a evitar o inseto. - Vinagre: O produto é mais eficaz contra infestações iniciais, matando os cupins e prevenindo a povoação de novas colônias. A substância deve ser misturada a mesma quantidade de água, em uma mistura de um para um, e depois pulverizada nos locais onde os insetos estão instalados. As aplicações devem ser repetidas duas vezes no mês.

- Óleo de laranja: O óleo de laranja é um dos compostos mais eficazes contra os cupins. Além disso, ele é biodegradável, não agride o meio ambiente, não é tóxico para humanos nem pets. A Rainbow conta com uma essência na fragrância de laranja, que pode ajudar a espantar esses animais. O óleo de laranja pode ser encontrado com em spray, o que facilita a aplicação. Se for apenas para prevenir, basta usar o óleo na hora da faxina, passando nos móveis com um pano.

- Querosene ou desengripante:  Bastante eficaz contra esse inseto, a querosene requer bastante cuidado no manuseio por ser um produto tóxico. Ela é uma excelente arma contra os cupins. Para eliminar os insetos, basta passar um dos dois produtos no local com cupins, ou encharcar a peça – caso as colônias sejam muito grandes. As duas substâncias grudam no corpo dos cupins, que morrem sufocados.

- Óleo de cravo: A aplicação deve ser feita misturando dez gotas de óleo de cravo para cada 100 ml de água ou óleo de coco. Você também pode colocar algumas gotas da essência em um balde com água para passar no chão quando for terminar a limpeza da casa.

Quer saber mais sobre Rainbow? Solicite uma demonstração gratuita e exclusiva na sua casa! O Grupo Rainbow atua em todo o Brasil e é distribuidor autorizado do aspirador de pó Rainbow e produtos associados.



APLICATIVO RAINBOW CLICK

Agora você pode solicitar Garantia, Assistência, Treinamento e muito mais! Acesse as lojas Google Play, Apple Store ou Windows Store e baixe o Rainbow Click!

Aplicativo Rainbow Click
Rainbow Click play store
Rainbow Click app store

ASSISTÊNCIA TÉCNICA

Entre em contato com a nossa asistência técnica. Os nossos profissionais são treinados na Rexair LLC EUA – fabricante do Rainbow. Utilizamos somente peças originais Rainbow, para que seu produto não perca a garantia.