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Dicas de Saúde

Isolamento social: como a pandemia pode afetar a relação emocional com a comida




Com a pandemia e o isolamento social, o mundo enfrenta um momento de emoções à flor da pele, onde sentimentos ficam mais intensos. Muitas pessoas têm sentido mais ansiedade, estresse e até depressão.

Neste período é essencial redobrar os cuidados com a saúde, principalmente a alimentação. Você já parou para questionar o quanto essa situação pode afetar a sua relação emocional com a comida?

Estudos médicos mostram que neste período de "montanha russa emocional", as pessoas tendem a ter comportamentos alimentares hedônicos, ou seja, acabam sendo permissivos e generosos nas porções, nas frequências e nas escolhas do cardápio diário.

Mas como melhorar a saúde mental e a qualidade alimentar neste momento tão peculiar e difícil? Antes de mais nada, analise o comportamento que você tem com relação a comida.

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Porque comemos por emoção?

As incertezas sobre o amanhã e a busca de soluções no futuro, em vez de se concentrar no presente, gera tensão emocional. Essa condição altera os níveis dos neurotransmissores no cérebro, como a serotonina. A substância está diretamente ligada à sensação de bem-estar.

Na falta dessa molécula, o corpo vai atrás de fontes alimentares que, indiretamente, estimulam a produção da substância. É o caso de alimentos mais ricos em gordura. Esse estímulo indireto acontece por experiências vividas guardadas no nosso inconsciente.

Na primeira vez que você ficou ansiosa, por exemplo, resolveu comer um pedaço de chocolate para se recompensar. Poucos minutos depois, seu nervosismo diminui. Essa informação, não racional, fica armazenada em uma região do cérebro denominada sistema límbico.

O aroma, o sabor e a sensação após comer o chocolate estarão devidamente catalogados e arquivados nessa região. Por isso, nas outras vezes que você se sentir ansiosa o cérebro vai resgatar essa memória do inconsciente, fazendo você “comer emoções”.

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Veja como está a sua relação com a comida

Se você percebe que está comendo mais por emoção do que por necessidade, é hora de rever suas atitudes e racionalizar seu padrão alimentar de maneira geral, cerceando o inconsciente.

Quando se pegar com vontade de consumir algum alimento com grande quantidade de gordura, pergunte para você mesmo: “Por que estou com vontade de comê-lo?”. A pergunta serve para colocar a parte do sistema nervoso central mais racional de olho no danado sistema límbico. Outras perguntas também podem ajudar:

Como anda a minha relação com os alimentos? Como eu faço minhas refeições? Como preparo a minha mesa? Que sentidos eu uso para explorar meus alimentos? Eu sinto o cheiro, a textura, observo as cores? Olho com carinho e gratidão para minhas refeições? Alimento com atenção plena? Sinto amor ao preparar meu alimento?

Tente identificar, por meio destes questionamentos, se há mais emoção do que razão na hora de ingerir os alimentos. Isso pode ajudar na identificação do problema. E, claro, não deixe de procurar um profissional habilitado para ajudar.

Dicas para evitar comer por emoção

Uma boa estratégia é substituir o ato de comer por outra atividade que dá prazer e, assim, promover o bem estar que o cérebro procura. O período de isolamento pode fornecer oportunidades para você treinar outro comportamento. Veja algumas dicas práticas que podem ajudar:

- Identifique a causa, que pode ser as pressões do dia a dia ou outros sentimentos;

- Descubra outras atividades prazerosas;

- Adote medidas para mudar esse costume, como encher a geladeira de alimentos saudáveis;

- Procure ajuda profissional, se necessário;

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- Faça substituições inteligentes.

Fonte: Revista Saúde



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