fbpx
Atendimento imediato
Ligue sem custo do
celular aqui
0800 600 6724

Grupo Rainbow logo

Site Oficial do Grupo Rainbow Brasil


Dicas de Saúde

Entenda o novo tipo de coronavírus que causa epidemia em países da Ásia




Há um mês, um novo tipo de coronavírus – desconhecido da comunidade médica – fez sua primeira vítima na cidade de Wuhan, na China. Desde então, 7 mil pessoas já foram infectadas e mais de 170 pessoas morreram por causa da infecção. A propagação da doença se dá pelas vias áreas, no contato com secreções de pessoas doentes ou objetos contaminados.

Conheça o purificador de ar da Rainbow, o RainMate

Por isso, a qualidade do ar é sempre muito importante para evitar que o vírus se prolifere ainda mais e, apesar de não necessitar de pânico, a situação exige cuidado. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma pessoa infectada pode passar a doença antes mesmo do aparecimento dos sintomas. Em casos mais graves pode acarretar pneumonia, insuficiência renal e até a morte.

O Brasil tem nove casos suspeitos de coronavírus em seis estados. As informações foram divulgadas em 29 da janeiro, pelo Ministério da Saúde, em Brasília. Os dados são referentes ao período de 18 a 29 de janeiro. Além disso, foram notificados 33 casos, sendo que quatro foram descartados – chegaram a ser uma suspeita, mas a investigação descartou o vírus; e 20 excluídos - não apresentaram os requisitos para serem enquadrados como suspeita.

Afinal, o que é o coronavírus?

Ele é uma família de vírus que causa síndromes respiratórias, como resfriado e pneumonia. O novo tipo, descoberto em dezembro de 2019 pela comunidade médica, é uma variação conhecida tecnicamente como 2019-nCoV. Ainda não está claro como ocorreu a mutação que permitiu o surgimento deste novo vírus. Outras variações mais antigas de coronavírus, como SARS-CoV e MERS-CoV, são conhecidas pelos cientistas. Estas variações foram transmitidas entre gatos e humanos e entre dromedários e humanos, respectivamente.

Onde ele surgiu?

O primeiro alerta da doença foi emitido em 31 de dezembro pela OMS, depois que as autoridades chinesas informaram de uma “misteriosa pneumonia” na cidade de Wuhan - sétima maior cidade da China e a número 42 do mundo. A doença atingiu, inicialmente, pessoas que tinham alguma relação com o mercado de frutos do mar da cidade. Isso despertou a suspeita de que a transmissão desta variação de coronavírus ocorreu entre animais marinhos e humanos. O mercado foi fechado para limpeza e desinfecção. Pesquisadores da Universidade de Pequim informaram que é provável que o animal responsável pela transmissão tenha sido uma cobra.

Como acontece a transmissão?

A transmissão acontece entre humanos e animais silvestres infectados e humanos, por via área. A capacidade de transmissão da doença ainda é desconhecida, mas especialistas acreditam que o seja um vírus bastante contagioso, como o do sarampo.

Quais são os sintomas?

Foram identificados sintomas como febre, tosse, dificuldade em respirar e falta de ar. Em casos mais graves, há registro de pneumonia, insuficiência renal e síndrome respiratória aguda grave.

Qual o tratamento?

Até o momento não existe vacina ou medicação especifica disponíveis, mas os sintomas podem ser remediados. No entanto, a Coalizão de Inovações em Preparação para Epidemias (Cepi) – grupo internacional para o controle de doenças – anunciou um fundo para apoiar três programas de desenvolvimento de vacinas contra o 2019-nCoV, o novo coronavírus. A Rússia também informou que busca uma vacina para o vírus.

Como prevenir? 

- Higienize as mãos (recomendável o uso de álcool em gel ou spray);

- Evite o contato com o rosto de pacientes com suspeita da infecção;

- Mantenha os ambientes bem arejados e purificados;

- Cubra o nariz e a boca ao espirrar;

- Cozinhe bem carnes e ovos;

- Evite contato com animais silvestres;

- Evite grandes aglomerações;



APLICATIVO RAINBOW CLICK

Agora você pode solicitar Garantia, Assistência, Treinamento e muito mais! Acesse as lojas Google Play, Apple Store ou Windows Store e baixe o Rainbow Click!

Aplicativo Rainbow Click
Rainbow Click play store
Rainbow Click app store

ASSISTÊNCIA TÉCNICA

Entre em contato com a nossa asistência técnica. Os nossos profissionais são treinados na Rexair LLC EUA – fabricante do Rainbow. Utilizamos somente peças originais Rainbow, para que seu produto não perca a garantia.