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Dicas de Saúde

Cochilo vespertino pode fazer bem ao cérebro e ao coração, diz pesquisa




Uma pesquisa realizada pelo Hospital Universitário de Lausanne, na Suíça, demonstra que o cochilo vespertino pode ser extremamente benéfico para a saúde. O estudo foi publicado na revista médica Heart. A equipe da epidemiologista Nadine Häusler monitorou os hábitos de sono e o prontuário de aproximadamente 3.400 voluntários, com idade entre 35 e 75 anos.

Depois de cinco anos de pesquisa, a médica concluiu que tirar uma soneca uma ou duas vezes por semana reduz em até 48% o risco de eventos cardiovasculares, a exemplo de infartos e AVCs.

- Quando você dorme pouco ou mal à noite, cochilos ocasionais são uma forma de compensação fisiológica que diminui o nível de estresse – garantiu a epidemiologista.

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Mais benéfica para idosos

Além disso, outra pesquisa realizada pela pela Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, e publicado no periódico Journal of the American Geriatrics Society, mostra que cochilar por alguns minutos no período da tarde faz bem também ao cérebro. A soneca é ainda mais benéfica para idosos.

Neste estudo, cerca de 2.900 pessoas com mais de 65 anos tiveram que resolver equações matemáticas, memorizar sequências de palavras e responder a perguntas do tipo “Em que estação do ano estamos?”. De acordo com Junxin Li, médica e coordenadora da investigação, os que cochilavam cerca de 30 minutos até às 16 horas foram os que apresentaram melhores resultados.

Mas, quanto tempo o cochilo deve durar?

O sono tem quatro estágios: 1, 2, 3 e REM — sigla para rapid eye movement, ou movimento rápido dos olhos. Do estágio mais superficial ao mais profundo, o ciclo total dura de uma hora e meia a duas e se repete quatro ou cinco vezes ao longo da noite.

Para os cochilos, o ideal é dedicar pelo menos 15 minutos e, se tiver tempo, esticar para duas horas no máximo. Cientistas explicam que se passar desse tempo, a pessoa pode acordar grogue, irritadiça e até mal-humorada. Em entrevista à revista Saúde, a neurologista Andrea Bacelar diz que não recomenda a prática a qualquer um.

- Apenas a quem trabalha em turnos ou não dorme o suficiente à noite - ressalva ela, que é presidente da Associação Brasileira do Sono.

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Fonte: Revista Saúde



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