Atendimento imediato
Ligue sem custo do
celular aqui
0800 600 6724

Grupo Rainbow logo

Site Oficial do Grupo Rainbow Brasil


Dicas de Saúde

7 SOLUÇÕES CASEIRAS PARA O TRATAMENTO DA RINITE ALÉRGICA




 

Nariz entupido e escorrendo, olhos vermelhos e inchados, coceira na garganta e tosse. Esses são os sintomas mais comuns da rinite alérgica, uma reação imunológica do corpo reagindo a partículas que foram consideradas estranhas.

 

Essa condição de problemas respiratórios é uma das mais comuns do mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. Cerca de 30% a 40% da população mundial sofre com a rinite alérgica.

 

Rinite alérgica - Qual a causa?

 

Antes de falarmos sobre o tratamento para a rinite, é importante conhecermos um pouco sobre a alergia e os seus causadores. O nariz é a principal porta de entrada para o ar que vai chegar até os pulmões. Sua função é carregar substâncias boas e filtrar as ruins.

 

Quem sofre de alergia tem o sistema imunológico com reações exageradas, ou seja, o organismo reage de forma intensa em sua própria defesa quando alguma substância estranha tenta passar pelo canal respiratório.

 

O pensamento de que apenas substâncias químicas ou poluição atacam a rinite é totalmente errado. Várias substâncias do meio ambiente também desencadeiam as reações alérgicas. São elas:

 

  • Mudanças climáticas;

  • Tempo seco;

  • Pólen das flores;

  • Poeira;

  • Fungos e mofos;

  • Ácaros;

  • Pelos e saliva de animais;

 

A poeira encontrada dentro de casa, os pelos de animais e os ácaros ainda são considerados os maiores causadores da crise de rinite. Os ácaros são microorganismos (invisíveis ao olho nú) que se reproduzem com muita facilidade em estofados e tecidos, principalmente em ambientes escuros e úmidos. Não há como se livrar 100% dos ácaros, eles são seres comuns nas nossas casas e, inclusive, em nossa pele, mas o controle dessa reprodução com ambientes claros e limpos é necessário e ajuda muito a prevenir crises de rinite.


 

Tratamentos caseiros para rinite alérgica

 

Há diversos tratamentos caseiros e naturais que devem ser feitos para quem tem crises seguidas. O tratamento com chás, por exemplo, pode tanto prevenir quanto controlar a situação da alergia.

 

Chá de Sabugueiro

 

  • 5g de flores secas de Sabugueiro;

  • 200ml de água.

  • Ferva a água, misture as flores e deixe descansar por 10 minutos.

 

Água Salina

 

A irrigação salina nasal é muito eficiente para pessoas com alergias respiratórias. Ela limpa o nariz e previne reações alérgicas. Para aplicá-la, você necessita de uma ampola nasal.

  • Em um copo de água morna adicione 1 colher de chá de sal e 1 uma colher de chá de bicarbonato de sódio;

  • O uso da ampola nasal fará esse líquido passar de uma narina para a outra, realizando uma limpeza e proteção.

 

Gengibre

 

O gengibre é um anti-histamínico natural e contém muitas propriedades que aliviam os sintomas da rinite.

 

  • Rale a quantidade de 1 colher de sopa de gengibre e ferva com um copo de água por 5 minutos. Depois adicione mel ou limão e tome.

  • Outra maneira de usar é mastigar pedaços de gengibre.



Urtiga

 

É uma planta medicinal depurativa e ajuda pessoas alérgicas ao pólen. A Urtiga pode ser preparada como chá e em sopas. Deve-se tomar cuidado com suas folhas, pois ao encostar na pele causam coceira.

 

Chá de Hortelã

 

Pode ser usado seu vapor e depois ingerido.

 

  • Uma xícara cheia de folhas de hortelã;

  • 300ml de água.

 

Ferva as folhas na água. Transfira o chá para um novo recipiente, bote um pano de prato por cima, cobrindo também o recipiente do chá e aspire o vapor que sobe. Depois de frio pode ser consumido.


 

Chá verde

 

O chá verde tem muitas propriedades para a saúde. Para casos de rinite alérgica, contém uma substância que impede a produção de histamina, diminuindo os sintomas.

 

Rinite alérgica - Tratamento e Prevenção

 

Não há cura, até o momento atual, para a rinite alérgica. O que se sabe é que os tratamentos são muito eficazes e os remédios descongestionantes e antialérgicos são bem eficazes, mas a melhor coisa a ser feita pelo paciente é evitar a crise.

 

Manter a casa limpa e bem higienizada é o principal fator. Para quem tem pets dentro de casa, é muito importante que eles não fiquem em sofás e camas onde a pessoa alérgica utilize com frequência. Pelos e caspas de  animais atacam fortemente a rinite. Exatamente por isso, os pets devem tomar banho de 15 em 15 dias, ter suas próprias camas e o chão da casa deve ser aspirado regularmente.

 

Outro fator importante é a poeira doméstica. Com o passar dos dias, uma poeira fina vai repousando sobre o chão, móveis e camas da casa. Em uma casa onde alguém tem alergia, é evidente que não deve-se varrer nunca, mas a poeira também não pode ficar lá. Aspirar a casa, os sofás, tapetes, cortinas e cama regularmente é um processo que deve entrar na rotina de uma família com alergias respiratórias.

 

Por fim, e não menos importante, temos que resolver os ácaros. Para o controle de proliferação e diminuição dos ácaros em nossas casas, devemos manter os ambientes sempre bem iluminados com luz solar, bem arejados e limpos. As roupas de cama devem ser lavadas periodicamente, os sofás, tapetes e cortinas também devem receber uma rotina de limpeza.

 

Dica: o uso de produtos de limpeza com cheiros muito fortes, amaciantes e perfumes, são potencializadores de rinite. Opte por produtos neutros, de coco e limpeza com vinagre e bicarbonato de sódio.

 

Solução para as alergias

 

Para aspirar a casa sem se preocupar com sujeiras, poeira e ácaros que ainda permanecem após a limpeza, o Aspirador Rainbow é a solução perfeita. O Rainbow é constantemente indicado por médicos e usado por famílias que sofrem com alergias respiratórias.

 

O Rainbow aspira até as camadas de dentro dos colchões, estofados e travesseiros, tirando o máximo possível de ácaros que um aspirador comum jamais tiraria. Além de sua enorme potência, o Rainbow ainda é purificador de ar e tem muitos acessórios próprios para limpeza como, por exemplo, o Acessório Pet, que pode ser utilizado no próprio pêlo dos bichinhos para livrá-los de ácaros, caspas e peles mortas que causam a rinite.

 

Clique aqui para acessar nosso site e saiba mais sobre como o Rainbow pode contribuir com a melhora das alergias de sua família.

 



APLICATIVO RAINBOW CLICK

Agora você pode solicitar Garantia, Assistência, Treinamento e muito mais! Acesse as lojas Google Play, Apple Store ou Windows Store e baixe o Rainbow Click!

Aplicativo Rainbow Click
Rainbow Click play store
Rainbow Click app store

ASSISTÊNCIA TÉCNICA

Entre em contato com a nossa asistência técnica. Os nossos profissionais são treinados na Rexair LLC EUA – fabricante do Rainbow. Utilizamos somente peças originais Rainbow, para que seu produto não perca a garantia.